logo Ligar

brigadas da energia

O LIGAR pretende contribuir para a criação e organização de Brigadas da Energia, grupos locais responsáveis pela implementação de estratégias de apoio a nível local. São as Brigadas que promovem ações de proximidade junto dos consumidores vulneráveis e que irão atuar na promoção do consumo eficiente de energia.

Em que consistem as ações de proximidade das Brigadas?

Alguns exemplos:

> Diagnosticar as condições das habitações em termos de conforto térmico e eficiência energética, com a colaboração dos seus habitantes, no que respeita às janelas, porta para o exterior, iluminação, sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento, entre outros. > Observar comportamentos e colocar questões sobre os mesmos, procurando compreender as escolhas dos consumidores. > Identificar, em conjunto com os consumidores, os hábitos e práticas menos eficientes que querem e podem alterar. > Apoiar na interpretação da fatura energética, nomeadamente potência contratada e tarifa selecionada. > Identificar as principais oportunidades de atuação, bem como os respetivos benefícios de poupança, conforto e saúde.

ser um agente local

Para beneficiar de relações já estabelecidas considera-se que os elementos das Brigadas podem ser pessoas que já desenvolvem um trabalho de proximidade com consumidores vulneráveis noutros âmbitos, como é o caso de assistentes sociais, líderes comunitários, membros de associações de moradores, de desenvolvimento local, estudantes, escuteiros, entre outros. São igualmente, potenciais agentes alocais, profissionais na área de energia e eficiência energética, interessados em partilhar um conhecimento técnico especializado e apoiar o desenvolvimento de medidas locais.

plano de formação

Os elementos das Brigadas beneficiarão de formação específica e ficarão capacitados para aconselhar e acompanhar os consumidores vulneráveis na aquisição de conhecimentos sobre o consumo energético eficiente e na mudança de comportamentos diários, capazes de reduzir a fatura energética e promover maior conforto térmico das famílias.
Para saber mais sobre as sessões de formação que irão decorrer nas dez freguesias selecionadas, consulte o calendário abaixo.

datas sessões de formação

Created with Sketch.